Descrição geral do recurso renovável
A energia eólica utiliza a energia cinética do ar, que se desloca por efeito das diferenças de pressão atmosférica entre regiões. As diferenças de pressão têm uma génese térmica e estão associadas com o processo de aquecimento do ar, bem como dos continentes e do mar. A energia eólica é utilizada, directamente, para gerar energia mecânica ou, indiretamente, para gerar energia elétrica.
A energia eólica é um recurso natural abundante, acessível e renovável.
A energia eólica é um recurso natural abundante, acessível e renovável.
Utilização histórica
Aerogeradores
Vantagens das eólicas
- ser uma fonte de energia renovável, praticamente gratuita e inesgotável.
- ser uma energia limpa, que não produz gases com efeito de estufa nem outros agentes poluentes (cinzas, materiais radioativos, outros resíduos).
- complementar as outras formas de produção elétrica, contribuindo para a diversificação e disseminação dos meios de produção, se bem que com implicações na garantia da potência requerida pela rede.
- contribuir para a redução da dependência energética exterior, materializada na menor importação de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão).
- evitar, por cada MWh de energia elétrica de origem eólica produzida, a emissão de 0.37 toneladas de gases com efeito de estufa que resultaria da utilização alternativa de combustíveis fósseis.
- contribuir para Portugal atingir compromissos e metas internacionais, nomeadamente estabelecidas no Protocolo de Quioto, no Acordo de Paris e em legislação comunitária (Diretiva 2009/28/CE e acordo estabelecido em julho de 2018 para os objetivos Energia Clima 2030).
- promover a criação de emprego, incluindo oportunidades de emprego especializado no decurso da construção e exploração dos parques eólicos.